Atividades desenvolvidas entre 1 de junho de 2023 e 30 de novembro de 2023 (4º semestre do projeto):
Os 100 Melhores Planos do Cinema – 100 Autores, 100 Planos
Capítulos do livro publicados por:
Ana Catarina Pereira, com o título “Olmo e a Gaivota (2015), Petra Costa e Lea Glob: A gestação refletida ao espelho”
Ana Isabel Soares, com o título “Jacquot de Nantes (1991) Agnès Varda”
Patrícia Nogueira, com o título “As Praias de Agnès/Lês Plages d’Agnès (2008), Agnès Varda: Reflexões sobre um plano”
Encontro UBI – Ciência e Inovação 2023 (Semana da Ciência e Tecnologia)
Comunicação oral de Ana Catarina Pereira, sob o título “Speculum: the post-research about autobiographic doccumentary directed by women, on Portugal and Brasil”.
Revista Diálogos
Publicação de artigo científico de Anna Clara Petracca com o título: “As Fronteiras da Escrita de Si no Cinema de Mulheres: uma análise do filme Nobody (2023), de Marcela Jacobina”.
IBÉRICAS 6 – Relatar con Imágenes (diálogo luso-hispano en torno a la imagen contemporánea) – Universidad Rey Juan Carlos
Comunicação oral de Ana Isabel Soares, sob o título “”Speculum: Um olhar para dentro e uma pesquisa que se prolonga para além do tempo”.
Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales
11º Seminário Internacional Cinema em Perpectiva | Unespar
Mesa temática “Escrituras de Mulheres Cineastas” com comunicação oral de:
Ana Catarina Pereira, sob o título “A escrita autobiográfica nas teorizações sobre o cinema: o projeto Speculum”
Visible Evidence XXIX | Visible Evidence, organizado em parceria com o FilmForum 2023 — XXX Conferência Internacional de Estudos de Cinema e dos Media
Atividades desenvolvidas entre 1 de dezembro de 2022 e 31 de maio de 2023 (3º semestre do projeto):
Julia Fernandes Marques, com o título “A deslocação como ferramenta na elaboração da escrita de si: O cinema autobiográfico de Tila Chitunda”
Sílvia Wichan, com o título “Cruzando fronteiras entre a vida e o lar: os conflitos migratórios em ‘Aos meus pais’, de Melanie Pereira”
XII Congresso Português de Sociologia (Associação Portuguesa de Sociologia)
Comunicação oral de Catarina Sales, Ana Catarina Pereira e Julia Marques, sob o título “SPECULUM: A autobiografia de Tila Chitunda como etnografia de memórias e diásporas“
Sociedade e Desenvolvimento: interfaces sociais, artísticas e culturais da condição feminina na atualidade (Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná/campus de Campo Mourão, Brasil)
Publicação de capítulo de livro de Ana Catarina Pereira, Ana Isabel Soares e Caterina Cucinotta com o título “Deixa-me ser eu: A poética da desobediência materializada em corpos, rostos e objetos”
Revista Interações: Sociedade e Novas Modernidades, vinculada ao Instituto Superior Miguel Torga (ISMT)
Publicação de artigo científico de Julia Marques e Ana Catarina Pereira com o título “Desde Aquele Dia em que Deixei de Ser Tua: O roteiro cinematográfico de autorrepresentação como processo de cura”
Atividades desenvolvidas entre 1 de junho de 2021 e 30 de novembro de 2022 (2º semestre do projeto):
XXV Encontro da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), “Inventar Futuros” (Modalidade remota síncrona, Universidade de São Paulo, Brasil, online)
Mesas temáticas com comunicações orais de:
Ana Catarina Pereira, com o título “Olmo e a Gaivota: Retrato de uma gestante distanciada do mundo”
Anna Clara Petracca, com o título “Videoarte de mulheres, identidade e a estética da abjeção”
Daniel Oliveira, com o título “O Ato de Criação Queer como autofabulação e resistência”
PortoFemme International Film Festival (Porto)
Participação de Julia Marques como júri de pré-seleção no festival de cinema de mulheres, parceiro do SPECULUM
XXVIII conferência Visible Evidence (Gdansk, Polónia)
Comunicação oral de Patrícia Nogueira, sob o título “A Camera of One’s Own: home movies in Women’s autobiographical documentaries as a strategy of transgression”
II Encontro Cinemagem (UNESPAR, Universidade Estadual do Paraná, Brasil, participação online)
Comunicação oral de Ana Catarina Pereira, Ana Isabel Soares e Caterina Cucinotta, com o título: “Deixa-me Ser Eu: A poética da desobediência materializada em corpos, rostos e objetos”
Atividades desenvolvidas entre 1 de novembro de 2021 e 31 de maio de 2022 (1º semestre do projeto)
Mesa de debate com Caterina Cucinotta e António Costa Valente, moderada por Jesús Ramé López, sobre o tópico “A Poética dos Materiais”
Mesa de debate com Ana Isabel Soares e Alfonso Palazón Meseguer, moderada por Juan José Domínguez López, sobre o tópico “A Poética do Documentário Autobiográfico”
I*A / Jornadas de Investigação em Artes 2022 (Faculdades de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior)
Comunicação oral de Julia Marques sobre a pesquisa de doutoramento, intitulada Desde Aquele Dia Em Que Deixei De Ser Tua, no âmbito do cinema autobiográfico de mulheres
Provas de Doutoramento na Faculdade de Artes e Letras (Universidade da Beira Interior)
Defesa de tese de doutoramento de Anna Clara Petracca, com o título A Subversão da Identidade Através da Autorrepresentação na Videoarte de Mulheres, sob orientação de Ana Catarina Pereira e coorientação de Ana Isabel Soares, e Aprovada Com Distinção
XVI Jornadas do CIAC, sessão temática dedicada à investigação baseada na prática, nas artes e na comunicação (Faculdade de Ciências Humanas e
Sociais, Universidade do Algarve)
Comunicação oral de Ana Isabel Soares com “Apresentação do projeto SPECULUM”
“O Dia Mais Curto” (Instituto Português do Desporto e Juventude do Algarve e Cineclube de Faro)
Apresentação da curta-metragem Bairros Alegres, realizada por Ana Isabel Soares na oficina “Fixar memórias: o documentário enquanto processo de escrita do eu” (outubro de 2021)
Festival UTOPIA (Filmville – UK Portuguese Film Festival), na Universidade Lusófona, Lisboa
Apresentação, a concurso, da curta-metragem de Ana Isabel Soares Bairros Alegres, realizada na oficina “Fixar memórias: o documentário enquanto processo de escrita do eu” (outubro de 2021)
Forum Annuale delle Studiose di Cinema e Audiovisivi, FAScinA 2021, “Sentieri selvaggi: Cinema e Women’s Studies in Italia” (Università di Sassari, Itália)
Comunicação oral de Caterina Cucinotta no Painel Experienze
Atividades realizadas entre março de 2021 (data de submissão da candidatura) até 1 de novembro de 2021 (início formal do projeto):
XXIV Encontro da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), Desafiar a gravidade: incertezas, trânsitos e rumos para quedas (Escola Superior de Propaganda e Marketing – São Paulo, Brasil)
Comunicação oral (Modalidade remota, síncrona, São Paulo, online) de Ana Catarina Pereira, com o título “Leonor Teles: O autorretrato de uma jovem cineasta portuguesa”
Comunicação oral de Ana Isabel Soares (em presença) e Ana Catarina Pereira (online) com o título “Vou contar-vos uma história, a minha história: Filme autobiográfico e mulheres”
IV edição do Porto Femme International Film Festival (Porto)
Participação de Ana Isabel Soares na Oficina “Fixar memórias: o documentário enquanto processo de escrita do eu”, dinamizada por Patrícia Nogueira. Realização da curta-metragem Bairros Alegres
IV edição do Porto Femme International Film Festival (Porto)
Participação de Ana Isabel Soares na Oficina “Fixar memórias: o documentário enquanto processo de escrita do eu”, dinamizada por Patrícia Nogueira.
Curta metragem Bairros Alegres.
Provas de Mestrado na Faculdade de Artes e Letras (Universidade da Beira Interior)
Defesa da dissertação de mestrado por Daniel Oliveira Silva, com o título Queers que criam: Modos de r/existência no cinema de Andrew Haigh, Céline Sciamma e Dee Rees, sob orientação de Ana Catarina Pereira.
Aprovada com classificação final de 19 valores
Instituições envolvidas:
Parceiros: