Podcast

Entre as tarefas propostas pelo Speculum, a realização de podcasts com entrevistas com realizadoras e demais convidadas/os relacionados com o cinema apresenta-se como uma valiosa missão. A partir dela, podemos ter acesso aos métodos de trabalho desempenhados na realização dos filmes, ao processo de criação de cada uma das cineastas e ao conhecimento de quem analisa e estuda as suas obras. Aceda aos nossos podcasts e (re)conheça o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa.

Episódios

Podcast #4 - Entrevista com Cláudia Rita Oliveira

A Professora Ana Isabel Soares (UAlg), co-investigadora responsável pelo projeto de investigação Speculum, conversa com a cineasta, montadora e assistente de realização, Cláudia Rita Oliveira. A conversa desenvolve-se a partir da realização do documentário autobiográfico “No Canto Rosa” (2022), que tem como temática central a violência doméstica e psicológica contra a mulher. Confira aqui.

Podcast #3 - Entrevista com Marithê Azevedo

O Professor Pedro Pinto de Oliveira (UFMT), membro investigador doutorado do Speculum, conversa com a cineasta, professora e pesquisadora do ECCO/UFMT, Marithê Azevedo, realizadora brasileira vencedora do Prémio de Melhor Documentário pelo Festival Internacional de Cinema Feminino com “Memórias Clandestinas” (2007). Realizada no âmbito do projeto Speculum, a entrevista contou com a colaboração de Priscila Freitas, doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT, e com a parceria d’A Produtora Filmes e da PNB Online. Confira aqui.

Podcast #2 - Entrevista com Isabela Ferreira
O Professor Pedro Pinto de Oliveira (UFMT), membro investigador doutorado do Speculum, conversa com Isabela Ferreira, realizadora brasileira do documentário Como Ser Racista em 10 Passos. Realizada no âmbito do projeto Speculum, a entrevista contou com a colaboração da jornalista Julia Gabriella Nogueira Munhoz, doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT, e com a parceria d’A Produtora Filmes e da PNB Online. Confira aqui.
Podcast #1 - Entrevista com Flávia Castro

O nosso investigador, Daniel Oliveira Silva, entrevista a realizadora brasileira Flávia Castro. A conversa desenvolve-se a partir da realização do documentário autobiográfico “Diário de uma busca” (2010) e da ficção “Deslembro” (2018), baseada também em experiências reais vividas pela cineasta. Confira aqui.

PT