2010 – 2013

image013

Babás (2010)

Consuelo Lins (20min, Brasil)

Fotografias, filmes de família, anúncios de jornais do século XX constroem uma narrativa pessoal sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência.

image1

Diário de Uma Busca (2010)

Flávia Castro (108min, Brasil)

Celso Castro, militante de esquerda, foi encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio é o ponto de partida de Flavia, filha de Celso e diretora do filme, que decide reconstruir a história da vida e da morte do seu pai, voltando aos cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um projeto político.

image014

Morada (2010)

Joana Oliveira (78min, Brasil)

Essa é a história da espera de Dona Virgínia, uma senhora que, há mais de cinquenta anos, aguarda a desapropriação de sua casa. Ano após ano, o governo ameaça destruir o lugar onde ela guarda seu passado e suas memórias vivas.

image015

Marighella (2011)

Isa Grinspum Ferraz (100min, Brasil)

Líder comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido Manual do Guerrilheiro Urbano, Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre os anos 1930 e 1969, e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar brasileira. Mas quem foi esse homem, mulato, baiano, poeta, sedutor, amante de samba, praia e futebol, cujo nome foi por décadas impublicável?

image016

Nshajo (O Jogo) (2011)

Raquel Schefer (8min, Portugal)

Em 1960, durante a sua 40ª expedição a Moçambique, o antropólogo Jorge Dias ficou hospedado por uns dias na casa da minha família em Mucojo. O filme articula a narrativa da sua estadia com uma tentativa de reflexão visual sobre os limites da representação antropológica e os processos de observação empírica, comparação, imitação e aculturação.

image017

O Espelho de Ana (2011)

Jéssica Candal (43min, Brasil)

O filme relata a investigação da diretora-personagem a respeito da sua condição enquanto mulher. Por meio do espelhamento em pessoas íntimas, como a avó, a mãe, o marido, as amigas e a filha de uma delas, sua própria identidade é ao mesmo tempo forjada e revelada.

image018

Uma Longa Viagem (2011)

Lucia Murat (97min, Brasil)

O filme relata a investigação da diretora-personagem a respeito da sua condição enquanto mulher. Por meio do espelhamento em pessoas íntimas, como a avó, a mãe, o marido, as amigas e a filha de uma delas, sua própria identidade é ao mesmo tempo forjada e revelada.

image019

Pulsações (2011)

Manoela Ziggiatti (72min, Brasil)

Pulsações é um documentário no qual a realizadora sai a procura do que inspira e motiva nossas vidas. Em encontros com sua família e amigos, o filme constrói uma delicada narrativa sobre o sentido de estar vivo.

image020

Zona Desconhecida (2011)

Ariana Chediak (56min, Brasil)

Durante 11 anos, uma terapeuta registrou em vídeo o trabalho e a dedicação de Mara, tetraplégica, para recuperar os movimentos e voltar a andar. No longo processo, as duas se tornaram íntimas e compartilharam muito mais do que o objetivo de superar a paralisia. Zona Desconhecida acabou por captar o envolvimento dessas duas mulheres e os passos inesperados que ambas deram em suas vidas. Ao final, o primeiro passo que motivou mais de uma década de trabalho das duas se mostra muito mais grandioso e surpreendente do que o simples ato de caminhar.

image021

Construção (2012)

Carolina Sá (70min, Brasil)

Branca é uma brasileira de 3 anos que viaja até Cuba para conhecer a terra natal de seu pai em plena época de aniversário da revolução. Seu falecido avô, Marcos de Vasconcellos, viveu e participou intensamente como escritor e arquiteto no Rio de Janeiro dos anos 60. Só que os dois nunca tiveram a oportunidade de se conhecer em vida, e vão ter esse primeiro encontro na tela do cinema. Laços familiares profundos são revelados através de cartas, imagens e memórias.

image022

Elena (2012)

Petra Costa (90min, Brasil)

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

image023

Francisco Brennand (2012)

Mariana Brennand Fortes (75min, Brasil)

Documentário sobre Francisco Brennand, artista plástico de 85 anos que vive e trabalha de forma isolada em sua oficina num bairro afastado do Recife. O longa registra a trajetória do artista através de diários e textos escritos por ele nos últimos 60 anos, em que reconta sua vida de forma ficcional. A sua sobrinha-neta, Mariana, constrói um registro intimista que mostra o universo do ceramista pernambucano.

image024

Até o céu leva mais ou menos 15 minutos (2013)

Camila Battistetti (13min, Brasil)

Duas mães, três crianças, um carro. Quinze minutos de percurso partindo de um aparentemente incontrolável caos até o extremo relaxamento, numa situação que oscila nos limites indiscerníveis entre documentário e a ficção.

image025

Borscht - Uma receita russa (2013)

Marina Quintanilha (18min, Brasil)

Duas irmãs e seus maridos fogem da Revolução Russa e da Alemanha nazista para o Brasil. Nos anos 1960, dividem uma casa em São Paulo. Conflitos amorosos, misturados ao pendor russo para a boemia e descomedimento, criaram uma narrativa típica dos folhetins de Nelson Rodrigues. 

image027

Memória da memória (2013)

Paula Gaitán (25min, Brasil)

Mexendo em antigos vídeos caseiros, a cineasta Paula Gaitán constrói uma narrativa curiosa sobre sua juventude enquanto conversa com os filhos.

image028

Metáfora ou a Tristeza virada do avesso (2013)

Catarina Vasconcelos (32min, Portugal)

A correspondência entre um irmão e uma irmã, em pleno aniversário da morte da mãe, leva-os numa viagem ao passado, para compreender o tempo em que a mãe vivia e como era o seu país, Portugal, na década de 1970, quando ocorreu uma revolução. Misturando uma história familiar com a história de Portugal, este filme é uma luta contra o esquecimento.

image029

Não São Favas, São Feijocas (2013)

Tânia Dinis (10min, Portugal)

Conflito geracional de pessoas que vivem do campo, para o campo. A minha avó e eu.
O confronto da imagem com aqueles nela representados.

image030

Os dias com ele (2013)

Maria Clara Escobar (107min, Brasil)

Maria Clara mergulha no passado quase desconhecido de seu pai, Carlos Henrique Escobar. Ela vive as descobertas e frustrações de acessar a memória deste homem que foi preso e torturado pela ditadura militar.

image031

Perpétua 664 (2013)

Claudia Neubern (79min, Brasil)

Seis anos depois de deixar o meu país, Brasil, recebi pelos Correios um antigo rolo de som e descobri uma gravação do casamento dos meus pais. Tinha então 26 anos. Foi a primeira vez que ouvi a voz da minha mãe, uma vez que ela havia morrido quando eu tinha um ano. Fiquei imensamente comovida e decidi ir ao Brasil.

image032

Sobral - O homem que não tinha preço (2013)

Paula Fiuza (87min, Brasil)

O filme resgata a memória do jurista Sobral Pinto, um dos grandes defensores da democracia e dos direitos humanos, e um homem de ética inabalável.

image1

Tão Longe é Aqui (2013)

Eliza Capai (75min, Brasil)

A partir de memórias guardadas de uma longa viagem, uma carta é enviada para o futuro. Sozinha, longe de casa e às vésperas de completar 30 anos, uma brasileira parte em uma jornada pela África. Na carta para sua filha, ela conta dos encontros com mulheres que vivem em suas culturas e tempos. Um diário, um road movie e um convite a todas as pessoas que lideram seus próprios caminhos.

image033

Três Semanas em Dezembro (2013)

Laura Gonçalves (6min, Portugal)

É uma história pessoal que enaltece os laços familiares, utilizando o sketchbook e a família como referência.  Este filme segue um formato diarístico, mostrando diversas situações e eventos que fazem parte da cultura e rotina em Belmonte, durante a época do Natal.

PT