Sobre

O número de mulheres a filmar documentários – em Portugal, nos países de língua portuguesa e no mundo (Holanda, 2017; Pereira, 2016; Veiga, 2013), é cada vez mais significativo. A realidade presente contraria, por sua vez, a evidência histórica e universal da dificuldade que as mulheres cineastas têm enfrentado para realizar filmes, sobretudo no que à ficção diz respeito. O género documental, ao invés, tem constituído o campo em que diferentes mulheres realizam e produzem, com frequência mais evidente, ao longo dos anos.

O projeto “SPECULUM – Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa” é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (EXPL/ART-CRT/0231/2021) e dedica-se à investigação no âmbito do cinema autobiográfico, realizado por mulheres, em Portugal e no Brasil. Partimos da hipótese de algumas documentaristas terem vindo a
assumir a escrita de si, a narração da sua história e a busca de definições próprias como meio de expressão artística que entendemos ser importante analisar e incentivar criativamente.

Para este projeto, entende-se que o estudo da obra de mulheres cineastas, sobretudo em Portugal e no Brasil, pressupõe a identificação de possíveis trocas de experiências (conceito recorrente nos estudos feministas por englobar, em si, subjetividade, sexualidade, corpo, educação e política). Na nossa reflexão, identificam-se traços essenciais de documentaristas que produzem imagens sobre si mesmas, dando a conhecer o seu lado mais íntimo, dirigindo-se e tocando espectadoras/es pela exposição de si, num modo artístico de se revelarem. No mesmo sentido, este processo empático poderá ainda ser incentivado ou promovido mediante uma exposição de lugares e de tempos de intimidade e de família que, sendo únicos, são universalmente reconhecíveis. Por fim, presume-se a partir da execução do projeto ser possível partilhar uma estrutura prático-inerte comum a todas as mulheres, que poderão assim definir-se.

O grupo de investigação do SPECULUM é motivado pela originalidade do tema no panorama atual dos estudos fílmicos em língua portuguesa e empreende este trabalho com o sentido da sua continuidade.

PT