Atividades

Atividades desenvolvidas entre 1 de junho de 2023 e 30 de novembro de 2023 (4º semestre do projeto):

livro100planos

30 de novembro de 2023

Os 100 Melhores Planos do Cinema – 100 Autores, 100 Planos

Capítulos do livro publicados por:

Ana Catarina Pereira, com o título “Olmo e a Gaivota (2015), Petra Costa e Lea Glob: A gestação refletida ao espelho”

Ana Isabel Soares, com o título “Jacquot de Nantes (1991) Agnès Varda”

Patrícia Nogueira, com o título “As Praias de Agnès/Lês Plages d’Agnès (2008), Agnès Varda: Reflexões sobre um plano”

Semana da Ciencia e Tecnologia2

21 de novembro de 2023

Encontro UBI – Ciência e Inovação 2023 (Semana da Ciência e Tecnologia)

Comunicação oral de Ana Catarina Pereira, sob o título “Speculum: the post-research about autobiographic doccumentary directed by women, on Portugal and Brasil”.

RevistaDialogosAnna

17 de novembro de 2023

Revista Diálogos

Publicação de artigo científico de Anna Clara Petracca com o título: “As Fronteiras da Escrita de Si no Cinema de Mulheres: uma análise do filme Nobody (2023), de Marcela Jacobina”.

Ibericas

15 de novembro de 2023

IBÉRICAS 6 – Relatar con Imágenes (diálogo luso-hispano en torno a la imagen contemporánea) – Universidad Rey Juan Carlos

Comunicação oral de Ana Isabel Soares, sob o título “”Speculum: Um olhar para dentro e uma pesquisa que se prolonga para além do tempo”.

revistacontribuiciones

27 de outubro de 2023

Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales

Publicação de artigo científico de Priscila Lima Freitas, Julia Gabriella Nogueira Munhoz e Pedro Pinto de Oliveira com o título “Arte e feminismo: a escrita de si no cinema autobiográfico
 
portofemmeTila5

25 de outubro de 2023

FEMME Sessions #70 – PORTO FEMME – International Film Festival
 
Apresentação dos filmes “FotogrÁfrica” (2016), “Nome de Batismo: Alice (2017) e “Nome de Batismo: Frances” (2019) com a presença da realizadora Tila Chitunda
 
Catarina Sales Oliveira realizou a moderação da conversa com a realizadora Tila Chitunda
cinemaemperspectiva2023site

18 de outubro de 2023

11º Seminário Internacional Cinema em Perpectiva | Unespar

Mesa temática “Escrituras de Mulheres Cineastas” com comunicação oral de:

Ana Catarina Pereira, sob o título “A escrita autobiográfica nas teorizações sobre o cinema: o projeto Speculum”

hdrpl

9 de setembro de 2023

Visible Evidence XXIX | Visible Evidence, organizado em parceria com o FilmForum 2023 — XXX Conferência Internacional de Estudos de Cinema e dos Media

 
Comunicação oral de Patrícia Nogueira, sob o título “Reimagining the Black Atlantic Route: Transgressive Images in Tila Chitunda’s Autobiographical Documentaries” [Reimaginando a Rota Negra do Atlântico: Imagens transgressoras nos documentários autobiográficos de Tila Chitunda]
avancacinema2023

28 de julho de 2023

AVANCA | CINEMA 2023 – Conferência Internacional de Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
 
Comunicação oral de Ana Catarina Pereira, sob o título “Filmar como quem regressa a casa: o lugar do documentário autobiográfico no cinema em português”
 
Comunicação oral de Ana Isabel Soares, sob o título “Hino de amor filial, espelho de uma mulher”
 
Comunicação oral de Daniel Oliveira Silva, sob o título “Ressujeitando o cinema: Linn da Quebrada e o ato de criação queer em Bixa Travesty”
 
Comunicação oral de Julia Fernandes Marques, sob o título “A experiência da deslocação na escrita de si como espaço-entre nos documentários ‘Aos Meus Pais’ de Melanie Pereira e ‘Nome de Batismo – Alice’ de Tila Chitunda”
sorbonne

9 de junho de 2023

Se filmer et se regarder dans le miroir : l’usage de l’écriture de soi par des documentaristes femmes en langue portugaise [“Filmar-se e Ver-se ao Espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa”] (Sorbonne Université)
 
Comunicação oral de Ana Catarina Pereira, sob o título “Speculum: a génese de um projecto centrado na autobiografia filmada”
 
Comunicação oral de Ana Isabel Soares, sob o título “Hymne d’amour: Espelho de um amor filial”
 
Comunicação oral de Eduardo Paz Barroso, sob o título “Merecer a vida – Matriarcado e autobiografia num documentário de Margarida Leitão”
APEAA

3 de junho de 2023

 
Comunicação oral de Fátima Chinita, sob o título “Renewed Identities: Myself as Another in Self-reflexive Subjective Films”
AIM

2 de junho de 2023

XII Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM :: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento)
 
Apresentação da curta-metragem Bairros Alegres, realizada por Ana Isabel Soares na oficina “Fixar memórias: o documentário enquanto processo de escrita do eu” (outubro de 2021)

Comunicação oral de Patrícia Nogueira, sob o título “Caleidoscópios: o uso de arquivos familiares em documentários autobiográficos realizados por mulheres”
 
Comunicação oral de Daniel Oliveira Silva, sob o título “O ato de criação queer como autofabulação e resistência no cinema luso-brasileiro contemporâneo”

Atividades desenvolvidas entre 1 de dezembro de 2022 e 31 de maio de 2023 (3º semestre do projeto):

ppgcineUFS

24 de maio de 2023

I Seminário Internacional de Narrativas de Gênero no Cinema (Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema – Universidade Federal de Sergipe)
 
 
Comunicação oral do projeto de tese, sob o título: Desde Aquele Dia que Deixei de Ser Tua: O Roteiro Cinematográfico de Autorrepresentação como cuidado de si.
iArtes2023

19 de maio de 2023

iArtes – Jornadas de Investigação em Artes 2023 (Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior
 
Comunicação oral de Daniel Oliveira, sob o título “Balada das trans-tornadas: o ato de criação queer em Bixa Travesty”
JornadasCinemaemPT

10 de maio de 2023

XVI Jornadas Cinema em Português (Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior
 
Mesas temáticas com comunicações orais de:
 
Ana Catarina Pereira, com o título “Biografia de um projeto centrado na autobiografia”
 
Ana Isabel Soares, com o título “‘Hymne d’amour’: Espelho de um amor filial”
 
Anna Petracca, com o título “Identidade e memória no cinema de Paula Gaitán”
 
Danielle Parfentieff de Noronha, com o título “Entre o privado e o público: reflexões sobre o cinema documental autobiográfico de Heloisa Passos”
 
Daniel Oliveira, com o título “O Ato de Criação Queer como autofabulação e resistência no cinema luso-brasileiro contemporâneo”
 
Fátima Chinita, com o título “A Metamorfose do Eu: Autoficção e Intermedialidade em ‘A Metamorfose dos Pássaros'” (2020)”

 

Julia Fernandes Marques, com o título “A deslocação como ferramenta na elaboração da escrita de si: O cinema autobiográfico de Tila Chitunda”


Sílvia Wichan, com o título “Cruzando fronteiras entre a vida e o lar: os conflitos migratórios em ‘Aos meus pais’, de Melanie Pereira”

FCHS_Ualg

27 de abril de 2023

Autobiografia e Histórias de Vida (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve)
 
Participação de Cláudia Clemente na unidade curricular ministrada por Carina Infante do Carmo no curso de Psicologia. Conversa a exposição Playing with Myself, patente na Biblioteca da Universidade do Algarve, e sobre técnicas de representação autobiográfica.
Seminariogeneriocinema

26 de abril de 2023

I Seminário Internacional de Narrativas de Gênero no Cinema (Programa de Pós-graduação em Cinema e Narrativas Sociais, Universidade Federal de Sergipe)
 
Comunicação oral de Ana Catarina Pereira, sob o título “Speculum: Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa” (FCT) 
 
 
CongressoAPS

6 de abril de 2023

XII Congresso Português de Sociologia (Associação Portuguesa de Sociologia)

Comunicação oral de Catarina Sales, Ana Catarina Pereira e Julia Marques, sob o título “SPECULUM: A autobiografia de Tila Chitunda como etnografia de memórias e diásporas“

cinemaeconflito

1 de março de 2023

 
Comunicação oral de Julia Marques, Ana Catarina Pereira e Daniel Oliveira Silva, sob o título “Ditadura Militar e Guerra Fria na primeira pessoa: As esferas pública e privada nos filmes ‘Diário de uma busca’ e ‘Marighella’ “
 
Novo Projeto

24 de fevereiro de 2023

Sociedade e Desenvolvimento: interfaces sociais, artísticas e culturais da condição feminina na atualidade (Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná/campus de Campo Mourão, Brasil)

Publicação de capítulo de livro de Ana Catarina Pereira, Ana Isabel Soares e Caterina Cucinotta com o título “Deixa-me ser eu: A poética da desobediência materializada em corpos, rostos e objetos”

Aniki-atividadeswebsite

20 de janeiro de 2023

Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, vinculada à Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM)

 

Publicação de artigo científico de Julia Marques e Danielle de Noronha com o título “Considerações para uma Cinematografia de Mulheres: Uma análise do filme À Luz Delas (2019), de Nina Tedesco e Luana Farias
Anaisdo Cinemagem

8 de janeiro de 2023

 
Publicação de texto completo de Ana Catarina Pereira, Ana Isabel Soares e Caterina Cucinotta com o título “Deixa-me ser eu: A autorrepresentação e a interpelação em forma de documentário”
unnamed

31 de dezembro de 2022

Revista Interações: Sociedade e Novas Modernidades, vinculada ao Instituto Superior Miguel Torga (ISMT)

Publicação de artigo científico de Julia Marques e Ana Catarina Pereira com o título “Desde Aquele Dia em que Deixei de Ser Tua: O roteiro cinematográfico de autorrepresentação como processo de cura

Atividades desenvolvidas entre 1 de junho de 2021 e 30 de novembro de 2022 (2º semestre do projeto):

l

12-17 de setembro de 2022

PortoFemme International Film Festival (Porto)

Participação de Julia Marques como júri de pré-seleção no festival de cinema de mulheres, parceiro do SPECULUM

yy

10 de agosto de 2022

XXVIII conferência Visible Evidence (Gdansk, Polónia)

Comunicação oral de Patrícia Nogueira, sob o título “A Camera of One’s Own: home movies in Women’s autobiographical documentaries as a strategy of transgression”

xx

23 de junho de 2022

II Encontro Cinemagem (UNESPAR, Universidade Estadual do Paraná, Brasil, participação online)

Comunicação oral de Ana Catarina Pereira, Ana Isabel Soares e Caterina Cucinotta, com o título: “Deixa-me Ser Eu: A poética da desobediência materializada em corpos, rostos e objetos”

Atividades desenvolvidas entre 1 de novembro de 2021 e 31 de maio de 2022 (1º semestre do projeto)

ef

20 de maio de 2022

Seminário Media-Arte e Documentário Cinematográfico: Poética (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve)

Mesa de debate com Caterina Cucinotta e António Costa Valente, moderada por Jesús Ramé López, sobre o tópico “A Poética dos Materiais”

Mesa de debate com Ana Isabel Soares e Alfonso Palazón Meseguer, moderada por Juan José Domínguez López, sobre o tópico “A Poética do Documentário Autobiográfico”

DA

20 de maio de 2022

I*A / Jornadas de Investigação em Artes 2022 (Faculdades de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior)

Comunicação oral de Julia Marques sobre a pesquisa de doutoramento, intitulada Desde Aquele Dia Em Que Deixei De Ser Tua, no âmbito do cinema autobiográfico de mulheres

s

12 de maio de 2022

Provas de Doutoramento na Faculdade de Artes e Letras (Universidade da Beira Interior)

Defesa de tese de doutoramento de Anna Clara Petracca, com o título A Subversão da Identidade Através da Autorrepresentação na Videoarte de Mulheres, sob orientação de Ana Catarina Pereira e coorientação de Ana Isabel Soares, e Aprovada Com Distinção

sss

25 de fevereiro de 2022

XVI Jornadas do CIAC, sessão temática dedicada à investigação baseada na prática, nas artes e na comunicação (Faculdade de Ciências Humanas e
Sociais, Universidade do Algarve)

Comunicação oral de Ana Isabel Soares com “Apresentação do projeto SPECULUM”

rr

21 de dezembro de 2021

“O Dia Mais Curto” (Instituto Português do Desporto e Juventude do Algarve e Cineclube de Faro)

Apresentação da curta-metragem Bairros Alegres, realizada por Ana Isabel Soares na oficina “Fixar memórias: o documentário enquanto processo de escrita do eu” (outubro de 2021)

aaaaa

12 de dezembro de 2021

Festival UTOPIA (Filmville – UK Portuguese Film Festival), na Universidade Lusófona, Lisboa

Apresentação, a concurso, da curta-metragem de Ana Isabel Soares Bairros Alegres, realizada na oficina “Fixar memórias: o documentário enquanto processo de escrita do eu” (outubro de 2021)

fff

12 de novembro de 2021

Forum Annuale delle Studiose di Cinema e Audiovisivi, FAScinA 2021, “Sentieri selvaggi: Cinema e Women’s Studies in Italia” (Università di Sassari, Itália)

Comunicação oral de Caterina Cucinotta no Painel Experienze

Atividades realizadas entre março de 2021 (data de submissão da candidatura) até 1 de novembro de 2021 (início formal do projeto):

unnamed

25-29 de outubro de 2021

XXIV Encontro da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), Desafiar a gravidade: incertezas, trânsitos e rumos para quedas (Escola Superior de Propaganda e Marketing – São Paulo, Brasil)

Comunicação oral (Modalidade remota, síncrona, São Paulo, online) de Ana Catarina Pereira, com o título “Leonor Teles: O autorretrato de uma jovem cineasta portuguesa

Artboard 1

22-23 de outubro de 2021

Jornadas sobre imagen y mujer en España y Portugal, Cine en el Ámbito Ibérico: Género a foco (Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, España)

Comunicação oral de Ana Isabel Soares (em presença) e Ana Catarina Pereira (online) com o título “Vou contar-vos uma história, a minha história: Filme autobiográfico e mulheres”

unnamed

1-3 de outubro de 2021

IV edição do Porto Femme International Film Festival (Porto)

Participação de Ana Isabel Soares na Oficina “Fixar memórias: o documentário enquanto processo de escrita do eu”, dinamizada por Patrícia Nogueira. Realização da curta-metragem Bairros Alegres

Artboard 1

1-3 de outubro de 2021

IV edição do Porto Femme International Film Festival (Porto)

Participação de Ana Isabel Soares na Oficina “Fixar memórias: o documentário enquanto processo de escrita do eu”, dinamizada por Patrícia Nogueira.

Curta metragem Bairros Alegres.

s

30 de junho de 2021

Provas de Mestrado na Faculdade de Artes e Letras (Universidade da Beira Interior)

Defesa da dissertação de mestrado por Daniel Oliveira Silva, com o título Queers que criam: Modos de r/existência no cinema de Andrew Haigh, Céline Sciamma e Dee Rees, sob orientação de Ana Catarina Pereira.
Aprovada com classificação final de 19 valores

PT