Congresso Internacional Speculum: Cinema autobiográfico realizado por mulheres, em Portugal e no Brasil

O I Congresso Internacional Speculum é organizado no âmbito do projeto com o mesmo nome e uma mais aprofundada designação, “SPECULUM – Filmar-se e Ver-se ao Espelho: O uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (EXPL/ART-CRT/0231/2021), a ser desenvolvido na Universidade da Beira Interior.

O foco da pesquisa centra-se na escrita de si que algumas realizadoras de cinema têm vindo a utilizar como metodologia de criação artística e documental. Tendo como objetivo dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos pela equipa de trabalho, o Congresso visa ainda descobrir e dialogar com investigadores/as e pesquisas que estejam a ser desenvolvidas no mesmo âmbito. Reconhecendo-se que o número de mulheres a filmar documentários é cada vez mais significativo, reitera-se que a realidade contraria uma evidência histórica e universal, sobretudo no que à ficção tem dito respeito. O cinema documental constitui, desta forma, o campo em que diferentes mulheres realizam e produzem com frequência mais evidente ao longo dos anos.

Neste sentido, as nossas definições de mulher e de documentário são também elas inclusivas e abrangentes, incentivadoras dos ideais de sororidade e empatia. Toda a equipa que compõe o projeto Speculum desenvolve a sua pesquisa a partir dos Estudos Fílmicos, Literários, Culturais e de Género, de uma perspetiva interseccional, humanista e essencialmente respeitadora dos direitos humanos.

Chamada de trabalhos

Faça download do programa da chamada:

PT   EN

Programa

Dia 1 – Quinta-feira, 21 de setembro de 2023

9:00 – 9:30
Sessão de Abertura
Auditório da Biblioteca

Magnífico Reitor, Professor Mário Raposo
Presidente da Faculdade de Artes e Letras, Professor André Barata
Presidente do Departamento de Artes, Professora Sara Velez
Coordenadora Científica do LabCom, Professora Anabela Gradim
Coordenador do Grupo de Artes do LabCom, Professor Francisco Paiva
Investigadora Responsável do Speculum, Professora Ana Catarina Pereira
Co-Investigadora Responsável do Speculum, Professora Ana Isabel Soares

9:30 – 11:00
Mesa 1
Auditório da Biblioteca

Tema: Filmar-se e ver-se ao espelho: desenho de um projeto de investigação centrado na autobiografia

Moderação: Daniel Oliveira
Comunicações:

1. “Speculum: novos rumos de um projeto centrado na autobiografia filmada”
(Ana Catarina Pereira, UBI/LabCom)
2. “Desde Aquele Dia em que Deixei de Ser Tua: métodos de uma tese pautada na autobiografia”
(Julia Marques, UBI/LabCom)
3. “Hymne d’amour. Em busca de uma realizadora”
(Ana Isabel Soares, UAlg/CIAC)

11:00 – 11:15
Pausa para café

11:15 – 12:45
Mesa 2
Auditório da Biblioteca

Tema: A escrita de si em documentários de língua portuguesa

Moderação: Catarina Sales
Comunicações:

1. “Balada das trans-tornadas: o ato de criação queer em Lembro Mais dos Corvos”
(Daniel Oliveira, UBI/LabCom)
2. “As imagens migratórias entre a vida e o lar em Aos meus pais, de Melanie Pereira”
(Silvia Wichan, UPorto)

12:45 – 14:15
Almoço

14:15 – 15:45
Palestra
Auditório da Biblioteca

Oradora convidada: Virgínia Espa, Escuela de Arte de Huesca

Moderação: Ana Isabel Soares

“Una lectura autobiográfica del álbum de família”, seguida de mostra de trabalhos autobiográficos realizados por alunas da Escuela de Arte de Huesca

15:45 – 16:00
Pausa para café

16:00 – 17:30
Mesa 3
Auditório da Biblioteca

Tema: A interdisciplinaridade dos estudos autobiográficos

Moderação: Fátima Chinita
Comunicações:

1. “O falar de si é falar de racismo: a experiência de diretoras negras na cena brasileira”
(Pedro Pinto de Oliveira e Priscila Lima Freitas, UFMT)
2. “Em defesa de Narciso: Superfície, verdade e liquidez em A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos”
(Teresa Nunes, UBI)
3. “The Splinter of the Toad: o caso Leonor Teles”
(Sérgio Bordalo e Sá, UL/FMH/INET-md)

17:30
Projeção e debate
Anfiteatro da Parada

Projeção do filme Gipsofila (Margarida Leitão), seguida de conversa com a realizadora

“Matriarcado, autobiografia e documentário num filme de Margarida Leitão”: uma conversa entre Eduardo Paz Barroso (UFP/LabCom) e Margarida Leitão (ESTC/CIEBA)

20:00
Jantar da conferência


Dia 2 – Sexta-feira, 22 de setembro de 2023

9:00 – 10:30
Mesa 4
Auditório da Biblioteca

Tema: Formação e diálogos com o público: o cinema autobiográfico e a espectadora

Moderação: Sérgio Bordalo Sá
Comunicações:

1. “Fixar memórias: o documentário enquanto processo de escrita do Eu”
(Patrícia Nogueira, UBI/LabCom)
2. “Playing with myself: relato do workshop”
(Cláudia Clemente, cineasta)
3. “Autorepresentação projectada – Espaço íntimo e público no Porto Femme”
(Rita Capucho, Porto Femme Film Festival)

10:30 – 10:45
Pausa para café

10:45 – 12:35
Mesa 5
Auditório da Biblioteca

Tema: O autorretrato como denúncia social

Moderação: Rita Capucho
Comunicações:

1. “Um trajeto pelo imaginário familiar, a partir de O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves”
(Marta Pinho Alves, IPS)
2. “Autobiografia e metodologia autoetnográfica: diálogos e fronteiras”
(Catarina Sales, UBI)
3. “O autorretrato em Raquel Schefer”
(Caterina Cucinotta, URJC/IHC)
4. “Autoficções de Lúcia Murat em Que Bom Te Ver Viva (1989) e Uma Longa Viagem (2011): a performance do vazio e do sentido sobre a memória de um trauma”
(Giovanna Campos, IPL)

12:35 – 14:00
Almoço

14:00 – 15:15
Mesa 6
Apresentação remota

Tema: A escrita de si por documentaristas brasileiras

Moderação: Julia Marques
Comunicações:

1. “A autobiografia no contexto brasileiro do século XX: Uma análise da obra de Olga Futemma”
(Hanna Esperança, USP)
2. “Entre o privado e o público: reflexões sobre o cinema documental autobiográfico de Heloísa Passos”
(Danielle Parfentieff de Noronha, UFF)
3. “Fabulação, memória e imagem de arquivo no filme ensaio autobiográfico: articulações, atritos, invenções”
(Carolina Gonçalves Pinto, USP)

15:30 – 16:45
Mesa 7
Apresentação remota

Tema: Intimidade e reflexão: o corpo mostrado na primeira pessoa

Moderação: Cláudia Clemente
Comunicações:

1. “Um filme por mês: narrativas de um corpo que grita”
(Ianca Oliveira e Dorotea Souza Bastos, UFRB)
2. Paisagens familiares e figurações do banal: deriva, arquivos, rastros e espaços íntimos no cinema em primeira pessoa”
(Angela Prysthon, UFP)
3. “Activismos feministas e cinema: algumas reflexões”
(Carla Cerqueira, ULusófona)
4. “A mulher documentarista como arquivadora da identidade feminina”
(Fátima Chinita, IPL/ICNOVA)

17:00 – 18:30
Mesa 8
Apresentação remota

Tema: Corpo e memória

Moderação: Danielle Parfentieff de Noronha
Comunicações:

1. “A subversão da mulher no vídeo através da performance de si”
(Anna Clara Petracca, UMaia/LabCom)
2. “A nostálgica autobiografia das coisas em Vidas Vencidas de Maria Ondina Braga”
(Carina Infante do Carmo, UAlg/CEC)
3. “A entrevista (Helena Solberg, 1966): a narração recíproca ou os limites da autobiografia”
(Patrícia Sequeira Brás, UC)


O Evento

Dia 21

Dia 22

PT